Das Condições da Ação

Publicado em 22/04/2003

Em 1877 DEGENKOLB, na Alemanha criara a teoria da ação como direito abstrato de agir, que consiste que o direito de ação independe da existência efetiva do direito material invocado, não deixa de haver ação quando uma sentença nega o pedido do autor, ou mesmo, quando uma sentença injusta a acolhe sem que exista na realidade um direito subjetivo material. Sendo suficiente que o autor mencione um direito seu, protegido em abstrato pelo direito.

"É com referência a esse direito que o Estado está obrigado a exercer a função jurisdicional", proferindo uma sentença que pode ser ou não ser favorável ao autor. A ação é dirigida ao Estado sendo este o sujeito passivo de tal relação.

Segundo CARNELUTTI, a ação é Direito Público e abstrato que tem como objetivo uma prestação. É um direito autônomo, enquanto o interesse por ele protegido não é o interesse de direito material debatido na lide, mas um interesse à justa composição do litígio. O direito de ação é público subjetivo, não é, pois, um direito potestativo ou mero poder de produzir um efeito jurídico, mas sim o direito de pedir uma prestação jurisdicional pelo juiz, ou de um outro ofício processual.

Para CARNELUTTI o direito de ação e o direito subjetivo substancial, são direitos no mesmo sentido. Um e outro são direitos para uma prestação daquele em que o juiz ou devedor é obrigado, pessoalmente e sempre no mesmo sentido e a uma prestação.

CELSO NEVES, com propriedade, ressalta…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.