DANO MORAL NO ?BITO BANCRIO

Publicado em 24/05/2010

Contudo, por existirem diversas atividades no âmbito bancário e por mais informatizado e organizado que seja a instituição, dentre as operações e serviços realizados é possível que haja falhas e acarretem prejuízos aos clientes e usuários, sendo responsabilizado por danos materiais e morais, gerando então as inúmeras ações mencionadas ao início deste capítulo.

Neste pensamento, se verifica a natureza jurídica das instituições financeiras, que fundamenta tanto a responsabilidade subjetiva como objetiva. No caso da responsabilidade subjetiva, está baseada na culpa, e quanto à responsabilidade objetiva está com base no risco da atividade.

Em regra, a responsabilidade civil é baseada na culpa, ou seja, necessita que haja culpa por parte do agente da ação ou omissão para o resultado lesão. Tal culpa das instituições financeiras que deverá ser comprovada. Indifere se o lesionado é cliente ou não do banco, este deverá indenizar aquele no que couber por sua responsabilidade subjetiva. Como Maria Helena Diniz resume que “ter-se-á responsabilidade subjetiva nas relações em que o dever de ressarcimento do evento danoso atinge o diretor ou administrador do banco” . Porém, entende-se que os funcionários de modo geral podem ser responsáveis subjetivamente ao banco quando estiverem prestando serviços…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.