Dano Moral e a Liberdade de Imprensa

Publicado em 22/04/2003

(Original sem destaque)

16059544 – RESPONSBILIDADE CIVIL – DANO MORAL VEICULADO PELA IMPRENSA – JUNTADA DE EXEMPLAR DO JORNAL – FIXAÇÃO DO MONTANTE CONDENATÓRIO EM DETERMINADO NÚMERO DE SALÁRIOS MÍNIMOS – Não constitui motivo de nulidade do processo a falta de juntada do inteiro teor do periódico em que publicada a notícia, sendo bastante a exibição da folha impressa, não havendo dúvida razoável sobre a sua existência. Precedente do STJ – Dissídio pretoriano insuscetível de configurar-se com referência à fixação do montante indenizatório em determinado número de salários mínimos. Recurso especial não conhecido. (STJ – RESP 216039 – RO – 4ª T. – Rel. Min. Barros Monteiro – DJU 21.08.2000 – p. 00142)

(Original sem destaque)

Aqui podemos entender os motivos que levaram a essa adaptação do dispositivo legal para o cotidiano: o excessivo número de processos em cartório, o que torna realmente muito difícil exigir que toda ação de indenização, cujo mote seja a publicação de uma matéria que ofendeu a honra subjetiva de alguém, seja instruído com um exemplar, completo, do jornal em questão, tornando muito volumoso o processo. Neste ponto, até concordamos com a jurisprudência: basta apenas a página onde está a matéria publicada, onde se possa ver a data e identificar a empresa-Ré.

Não pára por aí a peculiaridade descrita pela Lei de Imprensa. Ainda na petição…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.