Da Tentativa

Publicado em 22/04/2003

.Há doutrinadores que criticam o dispositivo, por entender que é um benefício injusto àquele que consumou um delito. Mas há, também, aqueles que seguem o entendimento do legislador, que foi não o de beneficiar o agente mas a vítima, oferecendo ao sujeito ativo o benefício, uma vez reparado o dano ou restituída a coisa. Como bem ensina o preceito, havendo violência ou grave ameaça à pessoa, não pode ocorrer o arrependimento posterior, como é o caso do roubo (artigo 157 do Código Penal). Tem merecido crítica a Súmula 554 do Supremo Tribunal Federal, que exclui a justa causa para a ação penal no caso de ocorrer o recebimento do valor do cheque pela vítima, antes de ser recebida a denúncia (171, § 2º, VI). O Professor LÊNIO LUIZ STRECK, em artigo publicado na Revista do Ministério Público/RS, nº 26, entende: "Não há dúvida de que a Súmula 554 colide, frontalmente, com a lei e com as teorias do direito e do bem jurídico. Do ponto de vista da argumentação, talvez tivesse sido melhor que o problema sócio-econômico-político do cheque fosse contornado de uma forma mais sutil, sem romper com a legislação. "Nesse sentido, existem alguns exemplos, como o do artigo 229, Código Penal, que trata da prostituição. No caso desse artigo, como de muitos outros, os juízes e tribunais encontraram uma saída para descaracterizar de forma retórica algumas figuras típicas, sem romper com o sistema legal, atendendo tanto às suas concepções de justiça quanto às suas…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.