Da Responsabilidade Civil pelo Dano Extrapatrimonial Ambiental

Publicado em 27/08/2010

CONCLUSÃO

Pelo exposto no presente trabalho, pode-se concluir que a responsabilidade civil em matéria ambiental é objetiva, ou seja, possui seu fundamento na idéia do risco, não envolvendo a verificação da presença da culpa do agente no evento danoso. Por sua vez, a teoria do risco adotada em matéria ambiental é a teoria do risco integral, onde o nexo de causalidade é determinado pela teoria da equivalência das condições, importando, por isso, em não haver a aceitação das excludentes de responsabilidade civil.
Buscou-se determinar uma conceituação de dano ambiental, onde se percebe que o mesmo consiste num prejuízo que atinja o equilíbrio do meio ambiente, podendo ferir tanto os recursos naturais como o meio ambiente artificial ou construído, o que por sua vez, acarreta danos aos indivíduos, representados por uma coletividade de pessoas ou por alguém em particular, uma vez que tal dano atinge valores vinculados a estes indivíduos, tais como a qualidade de vida, a segurança, o bem-estar e a dignidade.
Verificou-se também que a expressão dano moral, apesar de amplamente difundida na doutrina e consagrada pela legislação não é a terminologia mais adequada a ser utilizada, pois não abriga todo e qualquer dano que seja de ordem não-patrimonial. Por isso, a terminologia adota foi a de dano extrapatrimonial, pois engloba toda a sorte de danos que possa atingir o indivíduo em sua esfera não econômica, inclusive os danos de ordem moral.
Concluiu-se que o dano ambiental extrapatrimonial coletivo consiste no prejuízo ambiental que venha a abalar a comunidade, causando um sentimento de dor, de sofrimento, de angústia e de desgosto aos seus membros. Já o dano…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.