Curatela

Publicado em 22/04/2003

Com relação à evolução do conceito de curatela, nota-se que direito pré-clássico, a curatela se exerce em favor, não do louco, mas do curador, que, sendo em geral o parente agnado mais próximo, será seu herdeiro depois da morte e, portanto tem interesse em bem conservar-lhe o patrimônio. No direito clássico, a curatela se transforma em instituto de proteção ao próprio louco, razão por que – como sucedeu com a tutela – ela passa a ser um encargo público.

No que se refere à classificação, observa-se que no direito pré-clássico, em face da Lei das XII Tábuas apenas havia a curatela legítima, o curador do louco seria seu parente agnado mais próximo e, na falta destes, os gentiles. No direito clássico, no entanto, até por que nem sempre os parentes preenchiam os requisitos para ser curador, a curatela legítima é substituída pela curatela dativa : o pretor, por via de regra, nomeia o indicado para isso no testamento do pater familias do louco, não havendo testamento ou nele não existindo tal cláusula, era nomeado o parente agnado mais próximo se o pretor o julgasse apto a bem exercer a curatela; se isso não ocorresse, ele designava quem lhe parecesse ter tal aptidão. E, embora o curador – parente ou não do louco – seja sempre nomeado pelo pretor, se é parente, continua a dizer-se que a curatela é legítima, se não, que a curatela é dativa. Essa distinção entre curatela legitima e dativa, que é mais nominal do que verdadeira, só vai desaparecer com Justiniano, época em que todos os curadores são dativos.

O curador administra os bens do louco pela negotiorum gestio, porquanto,…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.