Crimes Contra Sistema Financeiro: Análise da Lei 7.492

Publicado em 15/10/2006

Que incrimina a conduta de manter ou movimentar recurso ou valor paralelamente à contabilidade exigida pela legislação como o fato somente é criminoso se ocorrido no âmbito de instituição financeira, o primeiro item trata justamente deste conceito, objeto da norma explicativa do art. 1º da Lei.

A seguir , são examinados os aspectos referentes ao sujeito ativo que necessariamente, será uma das pessoas arroladas no art. 25, pois o crime somente pode ser cometido pelos dirigentes da instituição. Na análise do tipo objetivo, argumenta-se com a possibilidade da ocorrência do crime mesmo que os recursos movimentados paralelamente à contabilidade sejam da própria instituição financeira, interpretação que melhor se coaduna com a proteção do bem jurídico tutelado.

É inegável a relevância dos crimes contra o Sistema Financeiro, pelos nefastos efeitos que podem acarretar, com prejuízos a milhares de indivíduos e até como já dissemos á própria economia nacional.

Também é certo que os fatos delituosos dessa ordem são raros, podendo ser lembrados os casos: Coroa Brastel, Naji Nahas, Banco Econômico, Banco Nacional, Banco Santos, etc.

Apesar disso, nos primeiros 10 anos da vigência da Lei , o Banco central enviou ao Ministério Público Federal, apenas 682 representações para crimes…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.