Crimes Contra Sistema Financeiro: Análise da Lei 7.492

Publicado em 15/10/2006

CRIMES CONTRA O SISTEMA FINANCEIRO - LEI 7.492 DE 16 DE JUNHO DE 1986

Breve análise desta lei, que define os crimes contra o Sistema Financeiro Nacional


INTRODUÇÃO

A Lei nº. 7492/86, chamada de Lei dos Crimes de Colarinho Branco, tinha inicialmente como alvo os diretores e administradores de instituições financeiras. Hoje essa denominação estende-se a vários outros indivíduos que, alguma forma, lesam a ordem econômica.

Há uma grande preocupação dos nossos governantes, em proteger o Sistema Financeiro Nacional. Pois os crimes cometidos contra ele atingem, muitas das vezes, diretamente a economia nacional. Portanto, o Sistema Financeiro é um bem jurídico importantíssimo que mereceu a proteção penal nos termos da Lei 7.493, de 16 de junho de 1986, que é uma norma especial. A legislação penal anterior, era falha em punir os crimes financeiros. Principalmente porque os tipos penais, no código penal brasileiro, nos quais se enquadravam esses crimes, não eram muito precisos. A Lei Especial é mais precisa para punir tais crimes.

E segundo a nossa Constituição Federal, Art. 192, menciona que o Sistema Financeiro Nacional, é estruturado de forma a promover o desenvolvimento equilibrado do país e a servir aos interesses da coletividade em todas as partes que a compõem , abrangendo as cooperativas de crédito, que será regulada por leis complementares que disporão inclusive sobre a participação do capital estrangeiro. A Constituição da República, também preceitua: um Estado financeiramente saudável, implica em…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.