Contratos

Publicado em 22/04/2003

Princípio da Boa Fé

O princípio da boa fé entende mais com a interpretação do contrato do que a estrutura. Por ele se significa que o literal da linguagem não deve prevalecer sobre a intenção manifestada na declaração de vontade.

Este princípio, não contém norma específica, mas a jurisprudência e a doutrina o acolhem, por unanimidade.

Maria Helena Diniz conceitua: "Segundo esse princípio, na interpretação do contrato é preciso ater-se mais a intenção do que ao sentido literal da linguagem, e, em prol do interesse social de segurança das relações jurídicas, as partes deverão agir com lealdade e confiança recíprocas, auxiliando-se mutualmente na formação e na execução do contrato."

Boa fé tem sua tradução do latim: bonae fidei actiones.

Quem age com boa -fé, entende que sua ação está dento da lei, não existindo nenhum vício de vontade no ato, tendo como pura intenção praticar o ato.

Este princípio é de tal forma óbvio que dispensa maiores escólios.A falta deste princípio acarreta na nulidade do contrato.

Voltamos ao exemplo inlustratório: quando o prof. "X", fez a proposta ao prof. Guimarães, ambos abrangem tal princípio, uma vez que não existe intenção de outro resultado ao acordo. Diferente seria,…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.