Contratos Bancários

Publicado em 04/10/2004

No trato com seus clientes, o Banco torna-se detentor de informações confidenciais que, naturalmente, lhe impõem o dever de discrição.

O direito positivo da maioria dos povos disciplina esse dever, transformando-o em verdadeira obrigação de sigilo profissional, de sorte que as operações que os Bancos realizam assumem caráter sigiloso.

Em nosso direito, os contratos bancários, tanto os típicos quanto os acessórios, revestem-se desse caráter sigiloso, conforme determina art. 38 da Lei nº 4.595/64, que reza: "As instituições financeiras conservarão sigilo em suas operações ativas e passivas e serviços prestados". E, a quebra do sigilo bancário enseja não só implicações de ordem civil (v.g., o dever de reparação do dano), como de ordem administrativa (punição pelo Banco Central), como, ainda, de ordem penal, visto que o legislador de 64 a configurou expressamente como crime, no § 7º do artigo supramencionado.

O sigilo bancário, no entanto, não é absoluto. Ele encontra limites naturais e legais. No primeiro caso, figuram o direito de o banco levar a protesto um título representativo de um empréstimo, o de acionar judicialmente o cliente em virtude de uma operação realizada e fornecer dados a respeito da operação quando o cliente solicite, sem que incorra no crime de violação do sigilo.

Por seu turno, os limites legais se encontram no próprio art. 38 da Lei nº 4.595. Primeiramente, o banco tem a obrigação de prestar informações e esclarecimentos aos juízes e tribunais, porque, neste caso, há um interesse mais…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.