Comentários sobre o art. 7° da CF

Publicado em 22/04/2003

Salário Profissional:

Essa denominação é fruto da nossa Constituição anterior, ele é definido como sendo o valor mínimo que pode ser recebido por um trabalhador de uma certa categoria profissional. O Supremo Tribunal Federal entendia que o piso salarial só poderia ser fixado mediante lei, ou seja, não poderia ser estabelecido por decisão normativa, o que hoje é mais usual devido o artigo 7º da CF.

Como o salário mínimo, o salário profissional tem como objetivo atender as necessidades básicas do trabalhador, mas não se confundem pois o mínimo trata do trabalhador em geral e já o profissional visa uma determinada profissão.

O salário profissional sempre deve ter como base o salário mínimo vigente no País ou seja, o salário para determinada categoria será de seis vezes o salário mínimo atual. Temos como exemplo a Lei nº 7.394/85 que define os salários dos técnicos em radiologia.

Outro exemplo é a Lei Complementar n.103/00, na qual os Estados e o Distrito Federal ficam autorizados a instituir mediante lei de iniciativa do Poder Executivo, piso salarial para aquelas categorias que não tenham piso definido por lei, convenção ou acordo coletivo de trabalho.

Salário normativo

O salário normativo se confunde muito com o salário profissional, ele pode até ser classificado como sendo uma subespécie de salário mínimo profissional ajustado entre as categorias econômicas e profissionais.

A estipulação do valor do piso salarial é prevista nos…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.