Carteira de Trabalho e Previdência Social

Publicado em 28/09/2006

Com a Recomendação nº 63, de 1939, passa-se a adotar as carteiras pessoais para os condutores de veículos e seus auxiliares, visando ao controle da duração do trabalho.

A Carteira Profissional formalizava o contrato de trabalho de pessoas maiores de dezesseis anos de idade, ou que prestassem serviços no comércio e na indústria, dentro do território nacional.

Após a promulgação do Decreto-lei nº 926/69 altera-se a denominação do documento para Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).

Em 1981, com o Decreto nº 1.313 torna-se obrigatório, nas fábricas, a existência de um livro de matriculo para menores onde realizavam-se anotações de diversos dados pessoais destes.

No país, inicialmente a CTPS apresentava um caráter facultativo, isto é, a sua expedição e respectivo uso não era obrigatório para os obreiros, mas atualmente, a partir de uma leitura mais atenta do caput do artigo 13 celetário, depreende-se que se tornou obrigatória para o exercício de qualquer modalidade de trabalho regido pela legislação consolidada e extravagante. Neste diapasão, é lógico concluir que o estagiário não tem CTPS.


3 – DESTINATÁRIOS


A Carteira de Trabalho e Previdência Social destina-se às seguintes categorias:

a) empregado contratado para exercer atividade urbana;

b) empregado que exerce atividade de…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.