Bem de Família

Publicado em 22/04/2003

Fundamentalmente, entretanto, a idéia do legislador é proteger a família contra a penhora por dívidas futuras, não contra os débitos anteriores, pois aqui, evidentemente, milita a regra geral de que o patrimônio do devedor responde por suas dívidas. Por conseguinte, o primeiro pressuposto para a instituição do bem de família é a não-existência de dívidas cujo pagamento possa por ela ser prejudicado.

O Código Civil não trouxe qualquer restrição quanto ao valor do imóvel destinado à bem de família. O Decreto-lei nº. 3.200, de 19 de abril de 1941, que continha todo um capítulo sobre a matéria, determinou, todavia, que não seria instituído em bem de família imóvel de valor superior a Cr$100.000,00 (art. 19).

Tal restrição surgia relevante, porque marcava, nitidamente, o sentido protetivo da lei. Permitindo a instituição do bem de família somente quando se tratasse de prédio de valor limitado, revelava o legislador o seu intuito de proteger as classes mais modestas da população. A inflação, contudo, tornou obsoleto aquele preceito, que, por isso, foi alterado pela Lei n. 2.514, de 27 de junho de 1955, que alterou o teto fixado originalmente para o bem de família, elevando-o para Cr$1.000,00. Como a inflação prosseguisse desvairadamente, nova modificação surgiu, através da Lei…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.