Aspectos Morais da União Estável: Da Durabilidade e Diversidade de Sexos na Visão do Judiciário Acreano

Publicado em 06/09/2006

Embora ainda não tenham atingido a segunda instância no Acre, a diversidade de sexos é algo essencial para a configuração da estabilidade da união na visão dos membros do Pleno. O que se pode notar, é que em se tratando de segunda instância, há um posicionamento legalista, que se espelha essencialmente na Lei. O Desembargador Dr. Ciro Facundo, afirma com veemência:

"Não há nenhum julgamento jurisprudencial acerca de diversidade de sexos na União Estável. Mas entendo que seja inadmissível que uma relação entre pessoas do mesmo sexo seja reconhecida e protegida pelo Estado. Nosso Direito ainda não evoluiu a esse ponto. O fato da União Homoafetiva não ser reconhecida atualmente no Judiciário, não veda esta possibilidade. A questão é que nossa sociedade ainda não está pronta para este feito. Algo que futuramente terá que ser repensado, mas apenas futuramente. E enquanto o STF não se manifestar acerca desta questão, continuaremos mantendo o posicionamento de que este tipo de união é juridicamente impossível e não merece respaldo. Seguimos a visão de que na Constituição, o animus admitido pelo legislador, é aquele descrito aos moldes do art. 226, parágrafo 3º; relações estáveis entre homem e mulher. As decisões isoladas que ocorrem em nível nacional, não influenciarão o pensamento deste Tribunal.


DECISÕES DE PRIMEIRA INSTÂNCIA NA QUESTÃO DA DIVERSIDADE DE SEXOS – JUDICIÁRIO ACREANO


Recentemente, um julgado na primeira instância acreana, veio a surpreender. Na Segunda Vara de Família uma decisão interlocutória,…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.