ASPECTOS JURÍDICOS SOBRE O ABORTO

Publicado em 09/08/2010

5. Aborto Criminoso

A Constituição Federal não faz referencia ao aborto em seu texto constitucional a Lei que trata sobre o aborto foi recepcionada pela Constituição de 1988.
O Código Penal e quem cuida do assunto, na parte de crimes contra a vida, do artigo 124 ao 128, cujo Bem Jurídico protegido “é a vida humana em Desenvolvimento”16. O tipo penal só pode ocorrer de forma dolosa, devendo ficar claro que os meios utilizados para a interrupção da gravidez foram provocados, para poder tipificar o delito. Existindo o aborto, mas não tendo havido a influência externa sobre a gravidez, ou não sendo esta demonstrada, não há como caracterizar o crime. Caso o produto da concepção sobreviva à manobra abortiva provocada o crime não terá se consumado, mas poderá ser classificado como tentado, pois, houve de forma provocada a execução do aborto, mas não chegou ao resultado esperado pelos autores do delito, uma vez que o resultado final esperado seria a morte do produto da concepção.
O artigo 124 do código penal trata do auto-aborto, com algumas exceções descritas no artigo 128 do mesmo codex, o artigo 124 pune o aborto provocado pela própria gestante, ou seja, um crime de mão-própria, no qual se configura como sujeito ativo a gestante a qual poderá ser apenada de 1 a 3 anos de detenção, a divergências de quem é o sujeito passivo do crime como leciona Julio Fabbrini Mirabete o “sujeito passivo é o Estado, interessado no nascimento, e não o feto, ou seja, o produto da concepção, não e titular de bens jurídicos”17 e por outra ótica explana Rogério Greco que “quanto ao sujeito passivo, entendemos que…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.