As Fontes do Direito Romano

Publicado em 22/04/2003

4.5.1. Editos:

Tinham tal denominação em virtude do ius edicendi. Diferiam dos Editos do Magistrados por terem vigência em todo o Império e enquanto a vontade do Imperador o quisesse. Também tinham valor de lei.

4.5.2. Decretos:

Tinham o valor das atuais decisões judiciais. Eram os pareceres do Imperador em sua função judiciária para as partes litigantes, em primeira instância ou grau de apelação.

Atinham-se apenas às partes, mas podiam ser atribuídas a casos semelhantes segundo determinasse o Imperador.

4.5.3. Rescritos:

Eram respostas dadas pelo Imperador a consultas formuladas pelos magistrados ou particulares, sobre pontos do Direito.

Podiam ser epístolas, na resposta escrita a magistrados em virtude da consultatio ou relatio endereçado ao princips ou subscriptio, adnotatio ou subnotatio quando a particular em relação a sua suplicatio ou preces.

4.5.4. Mandatos:

Eram instruções aos funcionários das províncias. Dificilmente tocavam a área privada, mas alguns chegaram a tal.

Todas as formas de constituição elaboradas pelo Princips eram redigidas de acordo com pareceres dos juristas integrantes do conselho do Imperador.

4.5. As Respostas dos Prudentes:

Como já fossem fonte do Direito na República, tais respostas também tiveram uma escalada de importância. Em…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.