As Agravantes Genéricas e o Projeto de Reforma do Código Penal

Publicado em 22/04/2003

Crime cometido por ciúme: inexistência da agravante do motivo fútil – TACRSP: " O amor contrariado de um jovem, a dor e o despeito de ter sido preterido pelo objeto de seu afeto não constituem causa insignificante e manifestamente desproporcional à agressão praticada. Se a violência foi injustificada, se não pode ser aceita com reação secundum jus, também não pode ser rotulada de fútil" (RT 572/340). No mesmo sentido, TJSP: RT 577/3469, 593/338, 595/349; TACRSP: JTACRIM 88/406, 97/238.

2.2.2 Crime cometido para facilitar a execução, a ocultação, a impunidade ou vantagem de outro crime

Nesta agravante, nota-se uma mudança em seu texto, que deve ser interpretada como erro de digitação, pois assim traduz o artigo 64 e o inciso referente à essa agravante, no projeto de Lei:

" São circunstâncias que agravam a pena, quando constituem ou qualificam o crime cometido:

...II, a execução, a ocultação, a impunidade ou vantagem de outro crime."

É claro o descuido ao omitir a expressão "para facilitar", que será interpretada como constante no CP vigente, pois entende-se ser mero erro e digitação.

Enfim, a agravante tem como fundamento a existência de dois crimes, presos por um nexo de meio e fim, ou de causa e efeito. Não é necessário que o outro crime seja executado pelo agente do crime-meio, bastando a conexão teleológica, quando um crime é praticado para assegurar a execução do outro, ou consequencial, quando um crime é praticado em conseqüência de outro, para garantir-lhe a ocultação, impunidade ou…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.