Arbitragem

Publicado em 22/04/2003


IV - O ANTEPROJETO DE LEI DE 1981

Em 1981, o governo federal, ao perceber o atraso da legislação nacional em relação aos demais países, solicitou a elaboração do anteprojeto de lei sobre a arbitragem, publicado no DOU de 27.5.81, para a apresentação de críticas e sugestões.

Este primeiro anteprojeto composto de 28 artigos, procurava dotar a arbitragem de mecanismos que permitissem amplamente a utilização do instituto, podendo assim retirar do aparelho judiciário parte substancial do trabalho que lhe era imposto.

O anteprojeto dava equiparação de efeitos entre compromisso e cláusula arbitral, de modo que na presença de um ou de outra poder-se-ia afastar a competência do juiz estatal; além disso, era desnecessária a homologação de laudo arbitral, que ficava equiparado a um título executivo extrajudicial.


V - O ANTEPROJETO DE LEI DE 1986

O anteprojeto de lei de 1986, que foi publicado no DOU de 27.2.87 para receber sugestões, previa que a presença da convenção de arbitragem seria suficiente para afastar a competência do juiz togado.

Um dos grandes problemas relativos ao tema e que não foi solucionado pela comissão relatora: na ação de execução específica, não havendo acordo entre as partes para a nomeação de árbitro, cada parte deveria indicar o seu, cabendo a estes a indicação do árbitro desempatador.

Apesar de ser mais aperfeiçoado que o primeiro anteprojeto, continha alguns defeitos técnicos. Especificamente o art. 1º, onde se confundia arbitragem (meio de solucionar…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.