Apropriação Indébita no CP

Publicado em 25/09/2009

O Estado, representando a coletividade e a Previdência Social que deixa de receber os valores retidos/arrecadados e não repassados,seja pela empresa empregadora, seja pela instituição arrecadadora, se encontra no pólo passivo desse delito.

A redação do art. 168-A, emprega como núcleo do tipo os verbos “deixar de repassar”. Entretanto, “apropriar-se é tomar para si, isto é, inverter a natureza da posse, passando a agir como se dono fosse da coisa alheia de que tem posse ou detenção.” Assim, a figura introduzida na Parte Especial do Cód. Penal, não se assemelha à apropriação indébita, que é um crime comissivo e material, ao passo que a apropriação indébita previdenciária constitui tipo penal omissivo próprio e formal.

Portanto, há que se distinguir entre o crime comissivo da apropriação indébita (art. 168, CP) e o crime omisso puro da apropriação indébita previdenciária (art.168-A, CP). A falta de recolhimento da contribuição previdenciária devida constitui, por si só, o crime do art. 168-A, do Cód. Penal, não se exigindo a demonstração do animus rem sibi habendi.

O elemento subjetivo do tipo é o dolo; é a vontade livre e consciente do agente de deixar de repassar as contribuições…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.