Adjudicação

Publicado em 23/10/2003

A adjudicação pode ser requerida em três situações diferentes:

  • Por um só credor;
  • Por vários credores, com ofertas de preço diferentes;
  • Por vários credores, pelo mesmo preço

Havendo um só pretendente, a adjudicação reputa-se perfeita e acabada com a assinatura do auto; não haverá necessidade de sentença (art. 715 CPC); e expede-se a carta de adjudicação com a descrição do imóvel, constante do título de crédito, ou, à sua falta, constante da avaliação, a prova da quitação dos impostos, o título executivo, e o auto de adjudicação. Esse auto somente será assinado vinte e quatro horas depois de deferido o pedido de adjudicação, porque nesse prazo poderá ser exercido o direito de remir (arts. 787 e 788 CPC), que tem preferência sobre o de adjudicar.

Havendo pluralidade de pretendentes, examinar-se-á primeiro o valor das ofertas. Se alguma superar as demais, naturalmente será preferida, deferindo-se-lhe a adjudicação.

Quando, porém, forem do mesmo preço, realizar-se-á entre os pretendentes uma licitação (ato pelo qual põe-se o bem em lanço, entre determinadas pessoas para verificar qual delas mais oferece), que se processará em audiência (art. 714, § 2º CPC). Se nenhum dos licitantes oferecer maior quantia, a preferência será do credor hipotecário. Entre os demais, observar-se-á a ordem em que estejam posicionados os credores: primeiro o exequente depois os demais, na ordem das respectivas penhoras. Sempre que houver licitação, haverá sentença de…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.