Ação Penal

Publicado em 26/12/2004

Nesses casos, o juiz, por meio de portaria , iniciava a ação penal (não havia denúncia por parte do MP).

2.2. Princípio da Obrigatoriedade

O Ministério Público tem o dever, e não a faculdade, de ingressar com a ação penal pública, quando concluir que houve um fato típico e ilícito.Como o Órgão Ministerial tem o dever de ingressar com a ação penal pública, o pedido de arquivamento deve ser motivado (art. 28 do CPP). Esse princípio foi mitigado (restrito) com a entrada em vigor da Lei n. 9.099/95 ( arts. 74 e 76).

Antes de oferecer a denúncia, o Ministério Público pode oferecer a transação, um acordo com o autor do fato – princípio da discricionariedade regrada.

2.3. Princípio da Indisponibilidade da Ação Penal Pública

Depois de proposta a ação , o Ministério Público não pode dela desistir (art. 42 do CPP). O artigo 564, inciso III, "d " , do Código de Processo Penal prevê que o Ministério Público deve manifestar-se sobre todos os termos da ação penal pública. Também foi mitigado pela Lei n. 9.099/95 (referente a crimes de menor potencial ofensivos e nas contravenções penais – art. 61), o Ministério Público pode propor ao acusado a suspensão condicional do processo, art. 89.

2.4. Princípio da Indivisibilidade

O Ministério Público não pode escolher, dentre os indiciados , qual vai…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.