Ação de Divórcio e Separação Judicial

Publicado em 22/04/2003

O pressuposto referente à partilha de bens, tem por finalidade evitar que os cônjuges divorciados contraiam novas núpcias sem que haja divisão do patrimônio do casal.

O Prof. Silvio Rodrigues entende ser necessária a partilha de bens para a decretação do divórcio, dizendo: "A regra é de alguma severidade, quando não permite o divórcio até que se haja procedido à partilha do patrimônio comum e talvez pudesse ser abrandada através de um duplo expediente, a saber: impedir-se não o divórcio, mas o segundo casamento; não exigir partilha, mas apenas o arrolamento dos bens comuns"¹.

Existem julgados recentes que têm decidido que, "deferindo a conversão da separação judicial em divórcio sem decidir sobre a partilha, ressente-se a sentença de vício de ser incompleta" (RT, 641: 223).

FORMAS DE CONVERSÃO.

Conversão consensual.

O legislador não previu normas específicas para a forma consensual ou o mútuo consentimento na conversão da separação judicial em divórcio.

Porém, no art. 35 da Lei de Divórcio esta implícita sua possibilidade, "A conversão da separação judicial em divórcio será feita mediante pedido de

qualquer um dos cônjuges".

Apenas no capítulo IV, nas "disposições finais e transitórias", da já citada lei, mais precisamente em seu art. 40, § 2º, que o legislador menciona a o divórcio consensual.

Fá-lo para estabelecer que no "divórcio consensual, o procedimento adotado será o previsto no Código de Processo Civil nos arts. 1.120 a 1.124, observadas, ainda, as seguintes…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.