Ação de Descumprimento de Preceito Fundamental

Publicado em 30/04/2006

Conforme expressamente menciona o art. 102, §1º, da Constituição Federal e o art. 1º, caput da Lei nº 9.882/99 a competência para processar e julgar a ADPF é originária e exclusiva do STF.

O art. 103, incisos I a IX da Carta Magna e no art. 2º, I a IX da Lei nº 9.868/99 versam a respeito da legitimidade ativa para propor ADPF, ou seja, os mesmos legitimados para propositura da ADIn.

O Presidente da República vetou o art. 2º, II, da Lei nº 9.882/99, que legitimava qualquer pessoa lesada ou ameaçada por ato de Poder Público ingressar com ação em sede de ADPF, porém o art. 2º, § 1º de mesma lei "faculta o interessado, mediante representação, solicitar a propositura de argüição de descumprimento de preceito fundamental ao Procurador Geral da República, que, examinando os fundamentos jurídicos do pedido, decidirá do cabimento do seu ingresso em juízo". Bem destaca o Professor Daniel Sarmento que "caso o PGR resolva não ajuizar a ação, o interessado não contará com qualquer remédio para provocar a apreciação do Supremo Tribunal Federal, em razão do veto presidencial aposto ao § 2º do art. 2º da Lei nº 9.882/99, que previa o cabimento de representação ao Supremo Tribunal Federal nesta hipótese."

Assim como nas demais ações do controle abstrato os legitimados ativos são parte apenas em sentido formal, pois não se admite a desistência a pedido do…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.