A Transação Penal no Ordenamento Jurídico Brasileiro

Publicado em 02/06/2004

É, portanto, da maior importância castigar rapidamente um delito cometido, se se desejar que, no espírito inculto do populacho, a pintura atraente das vantagens de uma atitude criminosa desperte de pronto a idéia de um castigo inevitável. Uma penalidade muito retardada torna menos estreita a união dessas duas idéias: crime e punição. Se o suplício de um réu provoca então qualquer impressão, é apenas como espetáculo, pois apenas se apresenta ao espectador quando o horror do crime, que ajudou a fortalecer o horror da punição, já está esmaecido nos espíritos. (...) O rigor do suplício não é que previne os delitos com maior segurança, porém a certeza da punição, o zelo vigilante do juiz e essa severidade inalterável que somente é uma virtude no magistrado quando as leis são suaves. A perspectiva de um castigo brando, porém, inflexível, provocará sempre uma impressão mais forte do que o impreciso medo de um suplício horrendo, em relação ao qual parece alguma esperança de não punição. O homem treme só com a idéia dos mais ínfimos males, quando nota que lhe é impossível evitá-los; enquanto que a esperança, filha dileta do céu, que com freqüência nos propicia todos os bens, afasta sempre a idéia dos suplícios mais cruéis, por menos que ela seja sustentada pelo exemplo da impunidade.

4.2 NATUREZA JURÍDICA

Segundo Gianpaolo Poggio SMANIO, "a transação penal é instituto decorrente do princípio da oportunidade da propositura da ação penal, que confere a seu titular, o Ministério Público, a…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.