A Transação Penal no Ordenamento Jurídico Brasileiro

Publicado em 02/06/2004

A Transação Penal no Ordenamento Jurídico Brasileiro


1 INTRODUÇÃO

A justiça criminal vem passando por uma grave crise de credibilidade, sendo inúmeros os fatores que contribuem para tanto, sobretudo a demora das decisões que quase sempre não correspondem com as expectativas, as falhas da organização judiciária, uma legislação disfuncional e ultrapassada, um processo arcaico, formalista e burocrático, etc.

Diante dessa situação e do aumento da criminalidade numa estrutura profundamente injusta e desigual, o legislador percebeu que a elaboração excessiva de leis ou mais severidade na pena não resolveu o problema, pelo contrário, trouxe efeitos negativos ao ordenamento jurídico. Faz-se necessário uma série de providências para, ao menos, amenizar o problema, dentre as quais destaca-se a prevenção da violência e a resolução do conflito por uma via que satisfaça ambas as partes.

A aplicação do direito penal se revela o mais drástico instrumento de controle social, mas deve ser exercido para tutelar efetivamente os valores de forma justa e igualitária, na busca de uma sociedade em que se assegure direitos fundamentais como a liberdade e a dignidade da pessoa humana. Assim, o direito penal deverá ser aplicado somente como "ultima ratio".

O legislador pátrio, então, que sempre assumiu uma postura clássica de intervenção mínima, redimensionou os princípios penais e processuais penais, assim como substituiu o princípio da obrigatoriedade da ação penal pelo princípio da oportunidade, que permite ao…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.