A Transação Penal no Ordenamento Jurídico Brasileiro

Publicado em 02/06/2004

O princípio do devido processo legal busca a qualidade da prestação jurisdicional e a perfeita adequação da sentença à situação de direito material subjacente.

Outra objeção refere-se ao princípio da presunção de inocência, consagrado no art. 5º, inciso LVII, da Constituição. Neste sentido, assinala Miguel REALE JÚNIOR: "Infringe-se o devido processo legal. Faz-se tabula rasa do princípio constitucional da presunção de inocência, realizando-se um juízo antecipado de culpabilidade, com lesão ao princípio ‘nulla poena sine judicio’, informador do processo penal".

É preciso destacar que a aceitação da proposta de transação penal, por parte do autor do fato, com imposição da pena de multa ou restritiva de direitos, não implica em qualquer reconhecimento de culpabilidade penal. O autor do fato continua a ser considerado inocente, ainda depois da homologação da transação penal pelo magistrado.

Com muita propriedade, José Laurindo de SOUZA NETTO fala que:

Ao admitir, o legislador constituinte, a transação nos domínios do Processo Penal, não significou ‘ipso iures’ o consentimento de aplicação de uma pena criminal sem culpa e sem processo. O fato de permitir-se, no capítulo destinado à estruturação do Poder Judiciário, a criação dos Juizados Especiais e, neles, a transação como forma de extinção do processo ou da punibilidade, não significou a derrogação de tantos outros princípios caros ao Estatuto Constitucional e ao Estado democrático, como o da…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.