A Transação Penal no Ordenamento Jurídico Brasileiro

Publicado em 02/06/2004

De acordo com Marino PAZZAGLINI et al., "nos termos da Lei, adotado o princípio da discricionariedade regrada, o Ministério Público somente poderá dispor da ação penal nas hipóteses previstas legalmente, desde que exista a concordância do autor da infração e a homologação judicial".

De outro lado, Afrânio Silva JARDIM, sustenta que com a Lei n. 9.099/95 não há o rompimento com o princípio da obrigatoriedade, pois, uma vez presentes os requisitos do § 2º do art. 76, a proposta de transação pode ser formulada pelo Ministério Público, desde que após atribuída ao réu a autoria ou a participação na infração penal, ou depois de apresentada denúncia oral.

Adotar o princípio da oportunidade sempre foi um dos grandes objetivos de muitos autores, como uma forma de racionalizar a persecução penal. Nestes termos, a lição de José Antônio Paganella BOSCHI: "É conhecido o movimento no país em favor dessa tese, sob o argumento de que o princípio da obrigatoriedade contraria a razão de ser do processo penal e, em especial, contraria a razão de ser da instituição do Ministério Público".


3 A JUSTIÇA PENAL CONSENSUADA NO BRASIL

3.1 A LEI DOS JUIZADOS ESPECIAIS CRIMINAIS

Os Juizados Especiais surgiram da necessidade de se facilitar o acesso ao Judiciário, tendo em vista a burocracia, a formalidade e o alto custo para absorver extensa área de conflitos sociais nunca antes alcançada pela…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.