A Responsabilidade Civil Objetiva do Fabricante ou Produtor

Publicado em 20/10/2006

1.1 - Noções Gerais

A responsabilidade objetiva origina-se, na opinião de José Reinaldo de Lima LOPES, da teoria da responsabilidade pelo fato da coisa, formulada no final do século XIX na França. Esta fórmula já foi acolhida antes do Código de Defesa do Consumidor, em nosso Código Civil nos artigos 1.528 e 1.529, em que se estabeleceram as regras de vigilância para o dono das coisas potencialmente danosas. Apesar do Código Civil definir a responsabilidade proveniente desses artigos como sendo subjetiva, a jurisprudência inverteu-a para objetiva. Este fato justificou-se pela obrigação derivada do dever de vigilância aplicado com especial cuidado em certas atividades, sempre mais alargado modernamente.

Alguns outros casos evidenciadores da responsabilidade civil objetiva pelo fato da coisa que antecederam o da Lei 8.078/90 no Brasil, foram:

- a responsabilidade para os meios de transporte, mais especificamente, das ferrovias (Decreto n° 2.681 de 1912) e transportadoras aéreas (Decreto-lei n° 32 de 1966 - Código Brasileiro do Ar, hoje substituído pelo Código Aeronáutico);

- a responsabilidade das empresas de energia nuclear (Lei n° 6.493 de 1977).

Torna-se importante salientar que há casos de responsabilidade objetiva, como o das transportadoras aéreas dentre os exemplos citados acima, em que a admissão de tal responsabilidade possue certas limitações, visto que são numerosas as controvérsias que circundam o denominado instituto.

1. 2 - A Responsabilidade Civil Objetiva no Código de Defesa do Consumidor

Já foi visto na parte introdutória deste trabalho, embora…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.