A Prevenção do Delito

Publicado em 22/04/2003

No tocante a fase primitiva, vivia-se em regime tribal onde todos estavam submetidos ao mundo do chefe clã. Não raro, as violações ao ordenamento tribal causavam a morte como castigo.

Na fase da vingança particular prevalecia a compensação do mal provocado pelo ofensor por um mal mais ou menos equivalente. O criminoso praticamente não era encarcerado: era multado, mutilado ou morto.

Depois que o catolicismo tornou-se a religião oficial do império Romano, a igreja passou a influenciar consideravelmente nas leis e códigos, fazendo com que os apenamentos excessivos e cruéis como castigo corporal e morte fossem, se não eliminados, bastante reduzidos. É a denominada fase punitiva religiosa, quando as autoridades eclesiásticas aplicavam o castigo de encarceramento dentre outros, porque acreditavam na eficácia da segregação ou isolamento. Já no século V, a igreja recorria ao castigo do encarceramento em razão de um castigo mais intenso durante a Inquisição.

Tanto na Antiguidade como na Idade Média inexistia um sistema penitenciário ou tratamento correcional. Com a significação atual, o sistema penitenciário apenas foi implantado em fins do século XVI.

Na fase da intervenção estatal, tutelando a sociedade contra o crime, o Estado impõe a mais rígida sanção, a pena, que a doutrina classifica em privativas de liberdade, corporais, restritivas de liberdade, pecuniárias e privativas de direitos.

A pena privativa de liberdade tem um caráter de prevenção geral e prevenção especial. É medida de prevenção geral porque se destina a todos que estão sujeitos à norma penal, visando evitar…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.