A FUNÇÃO SOCIAL DA PROPRIEDADE NA REFORMA AGRÁRIA

Publicado em 22/07/2016

Desde a independência do Brasil, até o ano de 1850, ocorreu ocupação do solo pela tomada da posse sem nenhum título, as terras eram doadas para fins basicamente de colonização e produtividade. Na metade do século XIX, o Estado Imperial fez a primeira legislação agrária. Em continuidade ao sistema das sesmarias surgia o Regime de Posses que foi regularizado pela Lei 601 de 18 de setembro de 1850.

Conhecida como a Lei de Terras de 1850 que tinha por escopo promover o ordenamento jurídico da propriedade da terra, visto que, a situação confusa herdada do período colonial tornava indispensável a aquele momento.

A Lei de Terras, regulamentava as posses já existentes, e tornava públicos a declaração de transferência de terras, possuindo natureza declaratória, ou seja, ela não tinha por finalidade de transmitir a propriedade.

Seu objetivo era a promessa da concessão de terras a quem as fizesse produzir, e a oportunidade de aquisição das terras do Estado. Sendo que, os bens que não fossem considerados particulares, seriam devolutos, ou seja, pertenceriam ao Estado as terras sem ocupação.

Terras sem ocupação. Todas aquelas que não se enquadrassem nas categorias anteriores eram consideradas sem ocupação, mesmo que alguém ali estivesse e dela tirasse seu sustento e vida. Entre estas terras se…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.