A Execução e a Defesa do Devedor

Publicado em 18/01/2019


2 DEFESA DO DEVEDOR - CONDIÇÕES GERAIS


A principal finalidade da apresentação da contestação diz respeito ao afastamento do quadro da revelia processual, eliminando a possibilidade de o réu ser surpreendido com os seus efeitos, todos indesejáveis em relação à sua pessoa, dizendo respeito: à autorização para o julgamento antecipado da lide; à presunção (meramente relativa) de veracidade dos fatos afirmados pelos autor; e à fluência de prazos processuais independentemente de intimações cartorárias.


Podemos perceber que a defesa do executado apresenta-se de forma diferenciada se comparada à defesa dos processos de conhecimento de modo geral, centrando-se no ataque ao título em si, como forma de desconstituir a presunção de certeza, de liquidez e de exigibilidade do documento, que é meramente relativa. A defesa tem por fundamento o ataque ao título, para mostrar que seria formalmente inválido; inexigível em relação ao indigitado devedor; que falta ao credor interesse processual, por inadequação da via eleita (embora o crédito expressado no documento possa ser eventualmente exigido através de outra ação judicial, como da monitória ou da ação de cobrança, de rito sumário ou sumaríssimo), ou que a cobrança realizada contra o devedor deve ser reduzida, na hipótese do excesso de execução.


Assim, podemos conceituar, os embargos à execução como manifestação extraprocessual do executado, que se qualifica como ação autônoma com pretensão declaratória, sendo prejudicial em relação ao desfecho da execução, já que suas conclusões podem impor o reconhecimento da nulidade da execução - em vista da nulidade do próprio título; da sua inexigibilidade em relação ao embargante; da incompetência absoluta do juízo da execução; do excesso de execução etc., a depender da matéria que fundamenta a ação incidental.


É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.