A Exceção de Pré-Executividade

Publicado em 22/04/2003

Analisando-se tal afirmação dentro da sistemática processual vigente, teríamos que o prazo para oposição da exceção de pré-executividade seria de 15 dias, à luz do disposto no artigo 305 do CPC.

Contudo, Galeno Lacerda discorda deste entendimento. Assevera o renomado autor que "Num ponto apenas divergimos do parecer de PONTES DE MIRANDA, naquele em que parece condicionar a defesa do executado, mediante as exceções pré-executivas, ao curto espaço de vinte e quatro horas entre a citação e a nomeação de bens à penhora."

É que, para Pontes de Miranda, o objetivo da exceção de pré-executividade é o de atacar o despacho inaugural do processo de execução, e por via direta, a penhora.

No mesmo sentido, Carlos Renato de Azevedo Ferreira também limita o uso da exceção, dizendo que "o despacho inaugural ordinatório de citação numa execução contra devedor solvente pode ser atacado pelo devedor antes e para evitar a penhora."

Desta linha de raciocínio, certamente resulta que a oposição da exceção estaria restrita ao momento da efetivação da penhora, pois, uma vez concretizada a medida executiva a exceção de pré-executividade perderia seu objeto.

Porém, diverso é o entendimento de Galeno Lacerda, Cândido Rangel Dinamarco e Luiz Edmundo Appel Bojunga dentre outros. Para estes autores, a exceção de pré-executividade visa à execução, no que diz respeito aos seus pressupostos de existência e desenvolvimento válido e regular, e não a penhora especificamente, que é…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.