A Entrega de Nacionais para o Tribunal Penal Internacional

Publicado em 25/10/2004

4.4- A pena de prisão perpétua

Como vimos, o outro ponto que vem dotado de possível incompatibilidade com o direito interno é em relação à pena imposta a um indivíduo poderá ser de caráter perpétuo, porém, a Lei Fundamental proíbe tal pena em seu artigo 5°, inciso XLVII, (não haverá penas de caráter perpétuo).

Atualmente quando um Estado requer que um indivíduo seja extraditado seja para cumprir a pena imposta ou para ser julgado passível de prisão perpétua, o STF somente deferirá o pedido de extradição se o Estado requerente assumir o compromisso de comutar a pena imposta não seja superior a trinta anos de reclusão

Aparentemente haveria incompatibilização entre o Estatuto e a posição adotada pelo Superior Tribunal Federal, porém adiantamos, que não se aplicaria o instituto da Extradição, no caso fosse pedido o envio de um indivíduo para o TPI, sim, o instituto da Entrega, não havendo desde modo o conflito entre as duas Cortes.

No caso da Corte determinar a pena de caráter perpétuo a um indivíduo à execução da pena não poderia ser efetuada aqui no Brasil, devendo ocorrer em outro lugar, compatibilizando, deste modo, as normas do Tribunal Penal Internacional com a Constituição nacional.

4.5 O instituto da extradição

O conceito de extradição, segundo Rezek, "é a entrega por um Estado a outro, e apedido deste, de indivíduo que em seu território deva responder a processo penal ou cumprir pena".

Accioly diz que…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.