A Entrega de Nacionais para o Tribunal Penal Internacional

Publicado em 25/10/2004

O artigo 102 da Carta da ONU prescreve que, todo Tratado ou acordo internacional, concluídos por qualquer membro das Nações Unidas, depois de entrar em vigor deverão ser registrados e publicados pelo Secretariado.

O Estatuto de Roma percorreu este longo caminho, para pode adentrar no ordenamento jurídico pátrio.

Por meio de seu corpo diplomático o Brasil, participou, e com destaque, da Comissão Preparatória para o estabelecimento de um Tribunal Penal Internacional permanente. É importante relembrar que no artigo sétimo do ato de disposições transitórias da Constituição Federal reza que, o Brasil propugnará pela formação de um Tribunal Internacional dos Direitos Humanos, sendo este dispositivo uma das vigas mestres dos agentes brasileiros na sua participação.

Contudo, só no ano seguinte, 2001, a Comissão do Ministério da Justiça foi responsável pela elaboração do anteprojeto de lei para implementação do Estatuto de Roma no ordenamento jurídico pátrio. A comissão era formada por juristas especializados em Direito Internacional, representantes do Ministério Público Federal e Militar, da Advocacia Geral da União e dos Ministérios das Relações Exteriores e da Justiça.

O anteprojeto veio atender a duas finalidades, conforme na sua exposição de motivos, "possibilitar o exercício da jurisdição primária pelo estado brasileiro e viabilizar a cooperação com o Tribunal Penal Internacional", além de implementar o Estatuto de Roma, a proposta cumpre com antigas obrigações internacionais assumidas pelo governo brasileiro que é de…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.