A Constituição de 1937

Publicado em 22/04/2003

Restringir o papel do Parlamento à sua função Legislativa.

Reformar o sistema representativo eliminando as causas determinantes das lutas partidárias.

Dar ao Estado a direção da ordem econômica.

Nacionalizar as atividades e fontes essenciais da riqueza nacional.

Estabelecer, em suma, o primado do interesse publico sobre o interesse privado.

Como se tratava Pontes de Miranda, não se tratava de uma Constituição liberal, ou democrática; era a Carta de uma ditadura em que os elementos sul-americanos de poder pessoal entraram em forte dose.

Admite-se que a Carta de 37 manteve, em linhas gerais, os fundamentos da democracia, a começar pela declaração da origem popular do poder, que se continha no seu artigo primeiro. Mas, uma coisa era a Carta Constitucional, e outra muito diferente, foi o regime governamental praticado à margem e à revelia dela. O Governo não respeitou sequer a Carta de outorgara, Não realizou a consulta de plebiscito, e nem convocou as eleições para composição do Poder Legislativo. Acumulando as funções legislativas com a faculdade de expedir decretos-leis, até controle político sobre membros do próprio Poder Judiciário, com base no artigo 177, o Chefe do Executivo personifica todo o poder do Estado. Embora o regime instituído se denominasse democracia orgânica e autoritária, o regime praticado foi visceralmente ditatorial.

Os motivos que justificaram a implantação da ditadura de 1937 estavam superados segundo a opinião do Ministro Francisco de Campos, de sorte que não havia mais razão para a subsistência do governo discricionário. Avolumou-se pois em todo o território brasileiro, o movimento da…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.