A ARBITRAGEM E CULTURA JUR?ICA

Publicado em 27/08/2010

2.9 Os obstáculos para a criação da cultura arbitral

A incipiente penetração da arbitragem na realidade jurídica empresarial brasileira é vista sob três aspectos: a) uma primeira, de caráter notadamente cultural, dada à pouquíssima ou nenhuma tradição que tenha o instituto no Brasil, sem instituições há muito reconhecidas ou árbitros existentes, b) uma segunda, que diz respeito às garantias que tal método de solução de controvérsias efetivamente possa proporcionar aos envolvidos em controvérsias, no cotejo como o processo judicial clássico, em razão da sua natureza jurídica; e c) uma terceira, relacionada à não-aceitação, por parcela da doutrina e da jurisprudência, da arbitragem como meio para realizar a diluição de controvérsias. Examinando as circunstâncias redutoras, tanto culturais como jurídicas, encontramos um sentimento de desconfiança por parte dos operadores de direito e dos empresários, dificultando a utilização do processo arbitral para diluição das controvérsias privadas do meio empresarial. Diversas argumentações realçam a insegurança pela arbitragem, entre os questionamentos está em evidência a parcialidade dos árbitros nomeadas pelas partes.
O Brasil é um país que possui a cultura do litígio, onde um bom advogado é aquele que, através de…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.