A ARBITRAGEM E CULTURA JUR?ICA

Publicado em 27/08/2010

2.3 Noção histórica da arbitragem

O instituto da arbitragem é, por certo, um dos mais antigos, de que se tem notícia na história do Direito e, especificamente, acerca da jurisdição ou justiça privada, noticiado na Babilônia de 3000 anos AC, na Grécia Antiga e Roma.
Fez-se, numa etapa preliminar das civilizações, a justiça de mão própria ou autotutela, à medida que as instituições eram ainda insusceptíveis de resolver os conflitos de interesse, seja por falta de organização ou de autoridade.
Em fase sucessiva, dá-se continuidade a chamada da justiça privada, todavia não mais diretamente pelo ofendido, mas pelo grupo social ou por terceiros designados especialmente para dirimir determinadas controvérsias.
A evolução da forma de solução dos conflitos aparece em quatro etapas autotutela, arbitramento facultativo, arbitramento obrigatório e justiça pública.

2.4 A arbitragem na gestão de conflitos e a tomada de decisões

Os Conflitos fazem parte da nossa vida: conflitos individuais, sociais, institucionais, empresariais, profissionais, políticos. A arbitragem é um processo, baseado em regras, técnicas e saberes cujo objetivo é gerir a qualidade da comunicação entre os intervenientes em conflito no sentido de privilegiar a resolução dos problemas que os opõem, construindo eles próprios as suas soluções. A arbitragem é um processo de facilitação da comunicação e da construção da relação na regulação das situações conflituosas e um modo de acompanhamento na tomada de decisões.…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.