Planejamento de Venda

Publicado em 22/04/2003

 

16. POTENCIAL DE MERCADO E POTENCIAL DE VENDAS

É necessário a determinação do potencial de mercado para fixar o plano e objetivos da empresa.

Alem disso, a determinação do potencial favorece a divisão de territórios, o estabelecimento de quotas mais justas, o conhecimento da participação de mercado da empresa, entre outras vantagens.

Segundo a definição da Associação Americana de Marketing (AMA), "potencial de mercado são as vendas esperadas de um bem, um grupo de bens ou de um serviço, para todo um ramo industrial, num mercado e durante o período determinado". O potencial, portanto, é a capacidade máxima de um mercado absorver determinado produto. Entre os métodos possíveis podemos citar:

Intenção de compra

Este método consiste em perguntar aos clientes se comprariam ou não os produtos da empresa, ou então qual a quantidade comprariam no próximo ano, ou período em consideração. Depois disso os dados seriam projetados para determinar o potencial, apesar de simples, não representa a realidade, pois os clientes podem mudar de opinião.

Comparação

Neste método, a projeção é feita com base na comparação de algum fator já conhecido. Por exemplo: obtém-se a venda total de um produto, divide-se o valor pelo numero de funcionários da empresa e…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.