Lei da Responsabilidade Fiscal

Publicado em 22/04/2003

  • 3 % para o Poder Legislativo, incluindo o Tribunal de Contas
  • 6 % para o Poder Judiciário
  • 2 % para o Ministérios Público
  • 49 % para as demais despesas de pessoal do Executivo
Nos Municípios, os limites máximos para gastos com pessoal (60% da Receita Líquida Corrente ou 70% da Receita Tributária Disponível) serão:

  • 6 % para o Legislativo, incluindo o Tribunal de Contas do Município, quando houver
  • 54 % para o Executivo
Antes da Lei de Responsabilidade Fiscal, os limites para despesa de pessoal estavam previstos na Lei Complementar 96 de 31 de maio de 1999, denominada Lei Rita Camata II, aprovada pelo Congresso Nacional. Ocorre que os Poderes Legislativo e Judiciário ficavam fora do alcance dessa Lei. Agora, com a LRF, isso mudou e os limites são aplicados a todos os Poderes e às três esferas de governo.

Se o governante verificar que ultrapassou os limites para despesa de pessoal, deverá tomar providências para se enquadrar, no prazo de oito meses. Mas se depois disso continuarem a existir excessos, ele sofrerá penalidades.

No que se refere à seguridade social, nenhum benefício ou serviço poderá ser criado sem a indicação da correspondente fonte de recursos.

Com relação à dívida pública, o Senado Federal estabelecerá seus limites, por proposta do Presidente…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.