IPI – Imposto Sobre Importação

Publicado em 22/04/2003

Visando ampliar a órbita de incidência do IPI, o legislador definiu, por meio de ficções legais, que determinados estabelecimentos equiparam-se obrigatoriamente a industriais, muito embora não tenham realizado qualquer industrialização.

Assim, equipara-se a estabelecimento industrial:

Os estabelecimentos importadores de produtos de procedência estrangeira, que derem saída a esses produtos;

O estabelecimento importador de produtos de procedência estrangeira que der saída a esses produtos não poderá escusar-se do débito do IPI, mediante a alegação de não exercer atividade industrial e sim exclusivamente comercial, de importação e revenda de produtos.

O IPI é devido seja qual for à finalidade de que decorra à saída da mercadoria do estabelecimento importador.

Por outro lado, é irrelevante para excluir a responsabilidade de cumprimento da obrigação ou a decorrente de sua inobservância, a inabitualidade no exercício de atividade ou na prática dos atos que dêem origem à tributação ou à imposição de pena.

Diante do exposto, não há abrigo legal para a pretensão do estabelecimento de se esquivar do débito do IPI e excluir sua caracterização como contribuinte do mesmo, fundado em considerações à natureza jurídica da operação de que decorra a concretização da materialidade da hipótese legal de incidência (venda, doação, locação, etc.), ao caráter transitório e eventual da transação, ou, ainda, ponderando que exerce somente atividade comercial.

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.