Direito Tributário

Publicado em 22/04/2003

A parte final do ponto sobre que estamos degredindo - formalizando o credito - traduz o efeito de todas as atividades empreendidas pelo agente, no celebrar o ato de lançamento. É seu próprio objeto, seu conteúdo. A substancial mensagem que o lançamento traz é exatamente enunciar que certo sujeito passivo deve recolher ao erário quantia nele determinada e liquida, dentro do prazo e das condições que também estabelece. Tal é o conteúdo ou o objeto do ato de lançamento. E aproveitamos para tecer critica ao dispositivo do art. 142, pela impropriedade da expressão utilizada - constituir o credito. Teria sido mais coreto o legislador se tivesse abandonado essa expressão tão problemática e, em seu lugar, falasse em formalizar o credito, que já se encontrava constituído desde a data do fato jurídico tributário.

f) E estipulando os termos da sua exigibilidade

Acaso não fossem imprescindíveis à configuração do credito tributário a declaração do acontecimento factual, a identificação do sujeito passivo da obrigação correspondente e a determinação da base de cálculo e da alíquota aplicável, com a conseqüente formalização do credito, e diríamos, mesmo, que estipular os termos da exigibilidade seria a mais relevante função do ato de lançamento.

Por estranho que possa parecer, os conceitos de lançamento, quer o constante na formula verbal do art. 142 do Código Tributário Nacional, quer os proposto pela doutrina brasileira especializada, não dão importância a esse aspecto fundamental.

De que serviria a formalização do credito se o destinatário da…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.