Direito Tributário

Publicado em 22/04/2003

a finalidade é punir o infrator, isto é, dado o ilícito tributário, a autoridade administrativa formaliza a relação jurídica sancionatoria, prevista em lei, identificando o sujeito passivo e determinando o valor prestacional, bem como o prazo atribuído para o pagamento. Tudo com o escopo fr punir aquele que transgrediu os deveres que a norma prescreveu.

A diferença desse ato, impositivo da multa, para o ato de lançamento é insofismável. Os motivos são diversos, como distantes são os conteúdos e as finalidades.

Quando a peça nominada de auto de infração contiver aqueles dois atos, num único documento, tratar-se-á, evidentemente, de um expediente complexo, no seio do qual duas realidades jurídico-administrativas coexiste. Na parte que exigir tributo, será ato de lançamento; na que impuser penalidade, ato de aplicação de multa. Aliás, nada há de inusitado na circunstancia de um mesmo suporte material (mesmo papel, mesmo documento) abrigar dois ou três atos distintos (se contarmos a intimação), pois numa única folha do Diário Oficial poderemos ver dezenas de atos, das mais variadas natureza.

De logo se verifica que a questão de saber se o auto de infração é lançamento está mal formulada. A pergunta correta seria: ato de aplicação de penalidades é lançamento?

Agora, se o interlocutor insistir na indagação, a resposta…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.