CPMF

Publicado em 22/04/2003

Como todos sabem, a aplicação em bolsa deve objetivar o retorno do investimento a médio e longo prazo. Nesse sentido, a rentabilidade obtida pela valorização do ativo anula o custo da CPMF. Um exemplo recente aconteceu com as ações da Petrobrás ON vendidas pelo BNDES em agosto do ano passado e que apresentaram retorno superior a 65% em um ano. Nenhum investidor, consciente do potencial de rentabilidade de uma empresa, deixaria de aplicar seus recursos no mercado acionário pelo fato de incorrer em um custo de apenas 0,38%.

O baixo volume de negócios apurado nas bolsas brasileiras não pode ser imputado à CPMF. Além da difícil conjuntura econômica vivida atualmente pelo País, que afasta os investidores dos mercados de risco, existe uma tendência mundial de transferência de negócios para as bolsas dos países onde o mercado de capitais é mais desenvolvido. É preciso notar que a crise de liquidez não atinge apenas o Brasil, mas a outros países da América Latina. A Bolsa de Valores de Nova York vem negociando as ações das maiores empresas do nosso continente, acarretando, como conseqüência, redução de negócios também nas Bolsas da Argentina, Chile e México. Neste último país a Bolsa, no início da década de 90, teve reduzido seu volume diário de negócios de US$ 300 milhões para US$ 30 milhões. Considerando que nesses países não existe tributo com as características da CPMF (a Argentina, que recentemente recriou imposto semelhante, extinto a primeira vez em 1992, não o tinha à época), o que justificaria essa fuga de investimentos é que o estrangeiro prefere operar no seu mercado de origem, pois já…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.