Administrando o Marketing de Serviços

Publicado em 20/11/2005


5. PESQUISA DE MERCADO


A pesquisa de mercado é outra maneira formal de se obter dados. A pesquisa utilizada na obtenção de dados que o sistema de informações não contém.

A pesquisa pode ser de três tipos principais: exploratória, descritiva e experimental.

A pesquisa exploratória é usada para identificar problemas superficiais ou então para determinar as necessidades de pesquisas que o problema requer.

A pesquisa descritiva objetiva descrever uma situação, ao passo que a experimental compara situações e analisa os efeitos de uma variável. Qualquer desses tipos de pesquisas poderá ser utilizado na solução de problemas na área de marketing de serviços.

Uma empresa que pretenda lançar um serviço novo no mercado pode conduzir uma pesquisa exploratória objetivando ter alguma orientação sobre informações e dados que serão necessários numa pesquisa posterior.

O conhecimento do comportamento dos consumidores de determinado segmento pode ser feito por meio de uma pesquisa descritiva, que descreve o comportamento de compra dos consumidores visados. Em qualquer caso, para se elaborar uma pesquisa formal deve-se considerar os 5 "ps" de uma pesquisa.

  • propósito
  • planejamento
  • procedimento
  • processamento
  • propagação
Propósito: a determinação daquilo que se pretende fazer. Nesta fase são delineados os objetivos, após detalhada análise da situação e dos problemas a serem pesquisados;

Planejamento: após a definição dos objetivos, a pesquisa deve ser planejada. Todos os…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.