Teorias da Ação

Publicado em 22/04/2003

A ação, para o processualista alemão Adolpho Wach, embora independente de um direito subjetivo violado, depende de certos pressupostos e de certas condições, que a ligam indiretamente ao Direito Civil ou a algum outro direito material; sendo a autonomia relativa e não absoluta. Contudo, a postulação em juízo exige que se tenha amparo de algum direito material. Essa foi a teoria adotada pelo atual CPC, que logo no seu artigo 3o exige interesse e legitimidade para a propositura da ação.

TEORIA DA AÇÃO COMO DIREITO POTESTATIVO

Para Chiovenda a ação configura um direito autônomo, diverso do direito material que se pretende fazer valer em juízo. Porém, o direito de ação não é um direito subjetivo, não há um direito de ação contra o Estado. O titular do direito de ação tem o direito, que é ao mesmo tempo um poder, de produzir em seu favor, o efeito de fazer funcionar a atividade jurisdicional (de competência exclusiva do Estado) em relação ao adversário, sem que este possa impedir aquele efeito, enfim, dirige-se a outra parte, correspondendo-lhe a sujeição.

O direito de ação, conforme a teoria do direito potestativo, tem caráter privado ou público, segundo a lei, cuja a atuação depende de sua natureza. Assim conclui Chiovenda que a ação é o poder jurídico de realizar a condição necessária para a atuação da vontade da lei.

OUTRAS TEORIAS

Na doutrina de Liebman (teoria das condições da ação) o direito de ação de…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.