Qualidade no Atendimento de Pessoas

Publicado em 22/04/2003

Consiste em atuar no processo de função dos resultados obtidos, verificando os três passos a seguir:

  • Se o trabalho desviar do padrão, tomar ações para corrigi-lo;
  • Se um resultado estiver fora do padrão, investigar as causas e tomar ações para prevenir e corrigi-lo;
  • Melhorar o sistema de trabalho e método.

Veja o gráfico:

Fonte: Campos (1996, p. 25)

Cada autor contribuiu para a questão do "Atendimento a Clientes", como por exemplo, Deming defendia que "a primeira impressão é a que fica", ou seja, você nunca terá uma segunda chance de causar uma boa impressão. E isto está diretamente relacionado com atendimento, pois é no primeiro contato que o funcionário irá vender sua imagem e conseqüentemente a imagem da empresa.

A partir do conceito de Controle da Qualidade Total, que retira a qualidade do âmbito industrial e a expande para processos administrativos e para serviços, como é o caso de atendimento de pessoas.

Feigenbaum explicou na sua abordagem que a qualidade é uma preocupação de todos os trabalhadores e enfatizou a importância do cliente que todas as atenções do funcionários devem estar voltadas a eles.

Crosby fala que "os detalhes fazem a diferença", ou seja, um sorriso, o tom da voz ou qualquer outro diferencial que fará o cliente sair satisfeito e retornar a empresa.

Ishikawa, influenciado por Deming e Juran, com sua teoria de Círculos de Controle de Qualidade acabou resultando na…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.