Planejamento Estratégico

Publicado em 22/04/2003

Conforme KLOTER (op.cit), a medida que a empresa ganha experiência na produção do produto, aprende como fazê-lo melhor. Os operários aprendem a reduzir custos, o fluxo dos materiais é melhorado. O resultado é que o custo médio tende a cair com a experiência acumulada.

VANTAGENS - Com o aumento da habilidade do funcionário em executar uma tarefa a produtividade aumenta e o custo unitário diminui. Por este modelo, o volume de produção realizada significa vantagem no custo e esta é uma vantagem competitiva (estratégica); assim, a firma que produzir mais um produto tem mais lucro do que a que produziu menos. A empresa que produziu mais vendeu mais e é mais lucrativa porque tem custos menores. Estabelece-se uma relação entre a experiência e a participação no mercado e entre esta e a lucratividade.

DESVANTAGENS: A dificuldade a resolver é a de determinar quais as faixas de mercado que cada produto deve almejar e aquelas em que a concorrência tem maior ou menor experiência.

Segundo KOTLER(op.cit), o preço baseado na curva da experiência implica grandes riscos. A agressividade de preço pode dar ao produto uma imagem negativa. A estratégia agressiva de preço para ganhar participação do mercado também assume que os concorrentes são fracos e não estão dispostos a lutar pelo mercado levando a empresa a construir mais fábricas para atender a demanda, enquanto o concorrente pode inovar com a introdução de uma tecnologia de custos mais baixos.

MATRIZ HISTÓRICA : esta matriz criada também pelo BCG tem por objetivo definir a fase do mercado em que o produto se encontra, fazendo uma análise a evolução…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.