Pesquisa de Marketing

Publicado em 22/04/2003

  • Coleta de dados
  • Conferência dos dados
  • Processamento e análise
  • Digitação
  • Processamento
  • Análise e interpretação
  • Conclusões e recomendações

Interpretação e apresentação dos resultados

 

DEFINIÇÃO DO PROBLEMA E DOS OBJETIVOS DA PESQUISA:

Inicialmente tanto a pessoa que utilizará a informação fornecida pela pesquisa de mercado como a pessoa que desenvolverá a pesquisa devem trabalhar em conjunto para definirem claramente qual o problema e quais os objetivos da pesquisa, para que com isso não seja gasto tempo e dinheiro com uma pesquisa que não trará as informações realmente necessárias.

A definição dos problemas e os objetivos da pesquisa guiarão todo o processo.

Definido claramente quais as informações são necessárias deve-se definir quais os objetivos, que podem ser:

  • Exploratórios: reunir informações preliminares que ajudarão a definir o problema e sugerir hipóteses.
  • Descritivo: descrever coisas tal como o potencial de mercado para um dado produto ou os dados demográficos e as atitudes dos consumidores que compram aquele produto.
  • Causal: testar relações de causa-e-efeito - Ex.: redução de dez por cento nas mensalidades de uma escola aumentariam o número de matrículas ?

Os gerentes devem começar com uma pesquisa exploratória posteriormente avançar para uma pesquisa descritiva ou causal.

 

DESENVOLVIMENTO DO PLANO DE PESQUISA:

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.