O Papel dos Recursos Humanos nas Grandes Empresas

Publicado em 15/01/2006

Os primeiros registros referentes à participação dos empregados nos lucros das empresas remontam, no mundo ocidental, aos primórdios da Revolução Industrial. Assim, na última década do século XVIII (1797) já pôde ser encontrado um sistema de participação nos lucros numa indústria de vidro nos EUA (LOBOS, 1990, p. 12). Na França, em 1812, um decreto de Napoleão Bonaparte concede a participação nos lucros aos artistas da Comedie Française (SUSSEKIND, 1997, p. 452); em 1842 o industrial Leclaire implantou um sistema de participação nos lucros. na sua empresa de pintura em Paris (LEVERING, 1997, p. 239).

O plano ininterrupto de participação nos lucros mais antigo em vigor na indústria americana pertence à Procter & Gamble e data de 1887 (COLLINS e PORRAS, 1995, p. 196). No ano de 1912, na Inglaterra, tem início o plano da Eastman Kodak (LOBOS, 1990, p. 24).

A participação nos lucros, entretanto, não se restringe, mesmo nos seus primórdios, às grandes empresas. A utilização do sistema estaria mais vinculada à ideologia do fundador, ao acreditar que o partilhamento do sucesso entre os empregados aumenta a produtividade e os lucros. Aparentemente a crença faz sentido. Segundo Robert LEVERING (1997), a maioria das empresas consideradas bons locais de trabalho reconhecem os esforços dos funcionários e existem evidências que tendem a ter, consistentemente, desempenho melhor do que os concorrentes sem políticas similares.

Nos anos 40, ainda uma pequena empresa, a Hewlett-Packard implantou um 'bônus de produção', pagando uma porcentagem igual ao faxineiro e ao diretor executivo (COLLINS e PORRAS, 1995, p. 297).…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.