O Fator Humano na Visão Operacional no Processo de Recrutamento e Treinamento com Formação de R.H. nas Organizações

Publicado em 11/06/2003

Um dos motivos pelos quais as empresas não gerenciam o conhecimento é que ele quase sempre vem acompanhado de algo tangível ( o papel de um livro, a fita magnética dentro de um gravador, o corpo de um palestrante, as pedras de um monumento histórico). Gerenciamos as formas e não a substância. Não faz mais sentido gerenciar a produção de bens e serviços intangíveis apenas medindo e gerenciando o processo de embrulhá-los para presente. Gerentes, diretoria e investidores conseguem muitas informações sobre ativos físicos e financeiros. Mas o conhecimento, a maior fonte de valor e vantagens competitivas, deve resistir por si mesmo. Quem o detém? Onde ele está? Como o conhecimento deve ser gerenciado? Tom Davenport, consultor que virou professor de administração na Universidade do Texas em Austin afirmou que os únicos gerentes verdadeiros do comportamento das informações são os advogados, que já se preocupam em proteger marcas registradas, patentes e segredos.

A gestão do capital intelectual é como um oceano recém descoberto e poucos executivos entendem suas dimensões ou sabem como navegá-lo. Podem saber um pouco sobre ativos intelectuais codificados (patentes e direitos autorais). Podem ter uma noção do valor dos outros (patrimônio da marca). Podem intuir que o treinamento e a experiência obtidos com aprendizado fazem parte, de alguma forma, de seus ativos. Mas o talento também é capital intelectual. Pode-se colocar uma etiqueta de preço nisso? Como avaliar aspectos intangíveis, como projeto, serviço e customização, que distinguem vencedores e perdedores. O contador pode lhe informar o tamanho da folha de pagamento. O diretor de…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.